Seguidores

2012/05/10

Spinning com Vinis - Parte 4 - Material


Quando pescamos com vinis o nosso punho e braço têm normalmente muita acção devido às animações que tentamos criar, por essa razão neste tipo de pesca a ligeireza do conjunto com que pescamos é um dos factores mais importantes a ter em conta.


Canas

As canas são o primeiro elemento dos nossos conjuntos de pesca, no caso da pesca com vinis deve permitir lançar a boas distâncias um vinil no mínimo com 10 gramas e deve ser rápida e com uma boa acção de ponta que facilite o contacto com o vinil e a sua animação.

Normalmente canas rápidas e com uma boa acção de ponta, mais sensíveis, com um cw a começar nos 5 ou 10gramas são as ideais, enquanto que um comprimento entre os 2,10 e os 2,70 com um peso inferior ás 180g serão as mais indicadas.

Existem várias opções no mercado que se adequam à pesca com vinis, a Lucky Craft ESG II 8.7” XHXXF, com um cw de 5 a 30 gramas, um comprimento de 2,66 m e um peso de 160g, rápida, potente e sensível, é um bom exemplo de uma boa cana para este tipo de pesca.

De todas as situações existentes no mercado algumas são mais populares, sendo utilizadas por um grande número de pescadores pelas suas características e qualidade, no entanto gostos não se discutem e por essa razão deixo à consideração de cada um a sua escolha.

No meu caso pessoal optei pela Shimano Aspire Seabass 270H, é uma cana muito mais polivalente, com um cw real entre as 10 e as 50g (os valores 15-60 anunciados estão desajustados) lança sem qualquer problema um vinil de 10 gramas assim como um conjunto vinil cabeçote de 45g, o que considero ideal pois acaba por cobrir em termos de peso de lançamento quase todas as situações de pesca que temos com vinis.

Além disso esta cana pesa 165g, é rápida, têm uma acção de ponta muito marcada mas também muito sensível, consegue-se uma boa resposta na animação de vinis assim como se sente o mais pequeno toque.

Carretos

No que toca a carretos não há muito que se possa dizer, o mais leve possível, tamanho tipo shimano 3000 ou 4000, e um drag máximo entre os 7 e 10kg, existindo uma infinidade de marcas e modelos no mercado.

O novo Shimano Rarerium Ci4+ 3000HG, com um drag máximo de 9kg, 88cm de recuperação por volta e as suas 190g é um bom exemplo de um carreto para este tipo de pesca, se o juntarmos á Lucky Craft ESG II indicada acima estamos a falar de um conjunto de 350g, um conjunto a pesar tanto quanto um Stella 4000 SW.

Pessoalmente, como afirmei atrás, dou preferência à polivalência por isso optei por um Shimano Twinpower Ci4 4000 SFA com as suas 265g mas outras opções existem umas mais em conta outras mais técnicas.


Fios

Muitas vezes negligenciado por parte do pescador o fio é das compras mais técnicas que podemos fazer, dele depende a capacidade de lançamento, o contacto com a amostra assim como a capacidade de aguentar um peixe de maior porte, no entanto lançar e trabalhar zagaias ou chibos não é a mesma coisa que lançar e trabalhar vinis, por isso para cada pesca devemos nos precaver com o fio mais indicado.

Quando entramos numa loja de pesca a oferta de fios é enorme e muitas vezes compramos este ou aquele fio porque nos disseram que era o melhor ou porque nos parece mais resistente.

Comprar fio é muito mais do que isso, é saber como o iremos utilizar, com que amostras, em que cenários, para que peixes, por isso muitas vezes estamos a pescar e não temos o fio mais adequado.

Quando pescamos com vinis devemos pescar com fios finos, resistentes, macios que provoquem pouco atrito nos passadores e pouco ou mesmo nada elásticos, como iremos lançar vinis leves, o fio mais fino permite optimizar o lançamento, devendo ser o mais macio possível para reduzir o atrito nos passadores, de entre todo o tipo de fios existentes os multi-filamentos actuais com 8 fibras são mais sedosos, muito pouco elásticos e mais resistentes, por isso obtêm-se melhores resultados com estes fios.

Não basta ter uma cana com um cw que cubra as 10g para lançar bem um senko sem peso, sem um fio adequado perderemos capacidade de lançamento, e o vinil não chegará onde pretendemos e acabamos por não pescar com o vinil sem perceber o que se estava a passar.

Diâmetros entre os 0,12 e os 0,15 com uma resistência de 15 a 20 lb são ideais, existindo diversas soluções no mercado com estas características, com uma única ressalva, a resistência do fio nunca deve ultrapassar a resistência da cana.

Quanto ao terminal em mono deve ser um fluo carbono com um diâmetro entre os 0,35 e os 0,45 e com cerca de 90cm para a generalidade dos spots, mas se vamos para zonas de muita rocha então damos importância a um terminal mais longo e mais grosso, com 1,5m a 2m e 0,45 a 0,60 será o mono ideal para aguentar zonas rochosas sem surpresas desagradáveis.

Pessoalmente gosto de pescar com o multi o Sufix 832 0,15 com 20lb é um fio muito macio, que provoca pouco atrito nos passadores e que permite bons lançamentos quer de vinis sem peso quer de conjuntos de jig head / vinil mais pesados, quanto ao mono utilizo o fluo carbono Seaguar Ace 0,40, no entanto gostos não se discutem e muitas outras soluções existem no mercado dentro das características descritas ao gosto de cada um.

                        1 - Onde e quando utilizar

                        2 – Tipos de vinis
                        3 – Montagens e animações

2 comentários:

  1. Mais um excelente artigo Armando... em relação aos terminais apenas acrescento que para o que se avizinha um bom fluo de 0,3mm é o mais recomendado para as pescas finesse.

    Abraço e continua em frente!

    ResponderEliminar
  2. Boas Paulo,

    Obrigado, quanto ás pescas ditas finess eu não quis entrar nesse campo e deixo isso para um artigo futuro sobre LRF (Light Rock Fishing), para já ainda é forte e feio lol

    Um abraço,

    ResponderEliminar